Dr. phil. Glaucia Peres da Silva
Professora assistente
PUBLICAÇÕES
Livro
Peres da Silva, Glaucia. 2016. Wie klingt die globale Ordnung. Die Entstehung eines Marktes für World Music. Wiesbaden: Springer VS. |
Artigos em periódicos (peer review)
Peres da Silva, G. (2018) „Conceiving multiple markets through network analysis: evidence from the emergence of the world music market“ (2018), Journal of Cultural Economy 11(3):244-260 (https://doi.org/10.1080/17530350.2018.1439762).
Peres da Silva, G; Neumann, D. 2017. “Migration als globales Phänomen. Anregungen für die Unterrichtsplanung.” Cives-Praxistest 7. http://cives-school.de/wp-content/uploads/2017/11/Praxistest7.pdf.
Peres da Silva, G. 2010. ‘Considerações sobre aspectos modernos do processo de produção recente da indústria da música, ou porque o Mangue virou sucesso’, IARA – Revista de Moda, Cultura e Arte 3: 88-117.
Capítulos de livro
Peres da Silva, G.; Hondros, K. 2019. “Introduction – Music practices across borders. (E)valuating space, diversity and exchange” in Dies. (Hrsg.) Music practices across borders. (E)valuating space, diversity and exchange. Bielefeld: transcript, S. 7-40.
Peres da Silva, G. 2018. „Musikwirtschaftsforschung: nur ein Feld der angewandten Ökonomie?“ in Tschmuck, P., Flath, B. und Lücke, M. (Hrsg.) Musikwirtschaftsforschung. Die Grundlagen einer neuen Disziplin. Wiesbaden: Springer, S. 77-93. doi: 10.1007/978-3-658-19399-7_5.
Peres da Silva, G. 2018. „Produktivität der Musikkulturen? Soziologische Kritik eines Begriffs“ in Kühn, J., Mathei, D., Neubauer, H, Schwetter, H. (Hrsg.) Produktivität der Musikkulturen. Wiesbaden: Springer, S. 13-36.
Peres da Silva, G. 2017. „Weltmusik: Ein politisch umstrittener Begriff“ in Leggewie, C., Meyer, E. (Ed.) Global Pop. Das Buch zur Weltmusik. Stuttgart: J.B. Metzler, p. 9-16. (também em uma versão para a Agencia Nacional de Formação Cívica/bpb)
Peres da Silva, G. 2016. ‘O Mangue é um gênero musical?’, in: Pichi, B. (Ed.) Caranguejos de Andada: Perspectivas interdisciplinares sobre o Movimento Manguebeat (em impressão).
Peres da Silva, G. 2015. „Globale Klänge. ‚World Music‘ als Marktkategorie in den 1980er Jahren“, in Mrozek, B., Geisthövel, A. und Danyel, J. (Ed.) Popgeschichte: Band 2 – Zeithistorische Fallstudien 1958-1988. Bielefeld: transcript Verlag, p. 315-333.
Peres da Silva, G. 2010. ‘As diversas facetas do Mangue: considerações sobre moderno, pós-moderno e global, in: Farias, E. (Ed.), Práticas Culturais: nos fluxos e redes da sociedade de consumidores. Brasília/DF: Verbis Editora, p. 353-384.
Relatório de pesquisa
Peres da Silva, G. 2010. ‘Public Relations’. in: Perspektiven auf den Bundeswettbewerb Creole-Weltmusik aus Deutschland 08/09, Bachir-Loopuyt, T. (Ed.).
Tradução
‘Para a Sociologia da Religião’, Übersetzung von ‘Zur Soziologie der Religion’, Georg Simmel. Waizbort, L; Klein, S.; Silva, G.P.. Revista Plural 2006 13, p. 111-126, doi: 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2006.75163; auch in: Simmel, G. Religião: ensaios [Religion: Essays], vol. 2. São Paulo: Olho d’Água, 2011.
Blogs e outras fontes
Peres da Silva, G. 2014. ‚Sex & Music: Eine Arte-Dokumentation widmet sich der sinnlichen Dimension des Pop‘. Von: PopHistory Blog.
Peres da Silva, G. 2013. ‚Pop jenseits des Westens: Die Geschichte des Massenphänomens Menudo’. Von: PopHistory Blog.
Peres da Silva, G. 2013. ‚Humanitärer Pop‘. Von: PopHistory Blog.
Peres da Silva, G. 2001. ‚Auf der Suche nach einem Weg: Creole-Branchentreff für Weltmusik’, Folker 01.07.2011, p. 52-53.
Peres da Silva, G. 2007. ‘Maracatu Atômico – a catalização modernizadora que vem do Mangue’, in: 31. Encontro Anual da ANPOCS, S. 159-171.